Imprensa

Imposto de Renda no Brasil atinge apenas 20% dos adultos, número muito inferior ao de países ricos

Breno Vasconcelos, sócio da nossa área tributária, conversou com Luiz Guilherme Gerbelli, do site Terra, sobre como o sistema tributário brasileiro isenta grande maioria da população brasileira do pagamento de Imposto de Renda. Segundo informações do Centro de Lideranças Públicas (CLP), apenas 20% dos brasileiros pagam o tributo.

Caso a proposta do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), for adiante, aumentando a isenção para quem ganha até R$ 5 mil, só 5% pagarão o Imposto de Renda.

Ao longo dos anos, o Brasil construiu um sistema complexo baseado numa tributação maior sobre o consumo do que sobre a renda, o que torna o sistema nacional pouco progressivo.

Para Breno Vasconcelos, há dois grandes fatores que dificultam ainda mais a tributação da renda no Brasil. Por um lado, somos uma economia de renda baixa, 90% da população recebe abaixo de R$ 3,5 mil.

Por outro lado, temos maior facilidade para cobrar impostos sobre o consumo, por meio de uma tributação ilusória. Segundo Vasconcelos, “quem paga (sobre consumo) não percebe que está pagando. Já quem paga tributo sobre a renda, sabe exatamente o que está pagando”.

Confira na íntegra: http://bit.ly/3OvJ0Qc